Schlogen, Donau

Schlogen, Donau

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Biobauerhof 15/06 à 22/06

Biobauerhof quer dizer uma chácara ou sítio que se norteia pelos princípios do bem estar animal e na utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Trabalhei nessa fazenda na Áustria como voluntária por uma semana em troca de hospedagem e alimentação. Depois do almoço ficava liberada para passear. Fiquei sabendo desse programa através de um artigo da revista Vida Simples em janeiro deste ano. Lá constava o site com os paises que tem fazendas organicas que aderiram a esse programa: http://www.wwoof.org/
O único problema foi o mau tempo. Apesar de estarmos a poucos dias do verão, choveu muito e a temperatura mínima chegou a 8ºC à noite. Nas montanhas próximas atá nevou.

Para chegar lá pedalei 24 km desde Salzburg (depois vom a saber que tinha uma estação mais próxima numa cidadezinha a 10 km de distância. O caminho foi cheio de morros com muitas subidas e descidas e no começo havia trechos de estrada sem ciclovia. Teria sido muito melhor ter desembarcado na estação de Seekirchen (http://www.seekirchen.salzburg.at/)



Ness trecho foi bem mais agradável de pedalar. Já está mais próximo próximo de Seeham onde fica o sítio.

Seeham (http://www.seeham-info.at/). O sitio fica mais 1,5 Km acima no alto de um morro. Quando eu cheguei já estava bem nublado comprevisão de chuva.


Ufa!!!!! Cheguei na Biobauerfof Thurerhof (http://www.thurerhof.at/startseite/index2.html) . Apesar de ser apenas a 24 km de Salzburg essas subidas com uma bicicleta pesando 30 kilos me deixaram bem cansada. A dona chama-se Claudia Dirnberg. Fui muito bem recebida e nos entrosamos bem. Ai fiquei sabendo que eu era a primeira voluntária que ela tinha recebido e ela também veio a saber que era primeira primeira experiência também. Ela é casado e tem dois filhos adolescentes que já trabalham. Todos muito educados e simpáticos.


Essa foto é só para mostrar que o estábulo fica conjugado à casa (telhado escuro ao fundo). Mas não tem cheiro nenhum.


Jardim com os Alpes ao fundo que fazem divisa com a Alemanha. Nos dias ensolarados a vista fica magnífica.



Essa foto foi do meu primeiro dia de trabalho. Essa moça (Margie) vem uma vez por semana cuidar dos cavalos. Nesse dia ela me ensinou a limpar o estábulo eeu a ajudei a escovar os três cavalos (eles gostam e são bem mansinhos).



Além de limpar o estábulo todas as manhãs (às 7h), tem que amontoar a palha e o feno na parede. No dia seguinte quando fui ao estábulo tinha feno espalhado por todo o chão. perguntei a Claudia quem tinha feito aquela bagunça e ela disse : as galinhas. Eu disse : que maldosas!!!


O galinheiro:



Nos primeiros três dias eu tinha que pedir para a Claudia chamar os cavalos para eles entrarem no estábulo. Ai eu me lembrei que a Margie tinha dado uns biscoitos para eles e tive a idéia de dar esses biscoitos para cativá-los. Dito e feito, no quarto dia eu resolvi chamá-los sozinha e eles vieram. Olha só que obedientes (e interesseiros).
Essa é a Piera:


Esses são a Romi e o Jupi. A Cláudia ficou surpresa quando chegouno estábulo e todos já estavam cada um no seu lugar.


Essa é a parte mais light do sítio. O Kräutergarten (jardim de ervas). Trabalhar nele foi terapia. É só arrancar os matinhos e recolhê-los com a ancinho. Quando acumula bastante mato, a Claudia pega o trator e vem buscá-los.


Essa é a Cláudia Dirnberg. Não pareçe uma Vera Machadão austríaca? Ela é super dinâmica. Tinha que correr para dar conta do recado.





Vista do Kräutergarten com os Alpes ao fundo


Aqui eles moem os grãos integrais na hora para fazer o pão caseiro :


Ficou uma delícia!


Eles criam Galloways (essa gado peludo e fofinho).



Vista do quarto que fiquei hospedada:


Tanto da minha parte como da Claudia, ficamos satisfeitas com a experiência e pretendemos repetí-la. Ainda quero voltar para Salzburg e subir o Untersberg para cantarolar lá em cima a la Julie Andrews "The hills are alive...."

Um comentário:

  1. Olá Marici;

    Realmente paisagens muito lindas!
    Pena que não deu para subir o Untersberg para cantarolar lá em cima a la Julie Andrews "The hills are alive...."
    Imagino as galinhas se organizando para espalhar o feno.
    Adorei os Galloways... Eles são mansinhos? Digo, deu para chegar perto e passar a mão neles?

    ResponderExcluir