Schlogen, Donau

Schlogen, Donau

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Trem, um capítulo à parte

Eu sempre fico tensa quando tenho de pegar o trem de bicicleta. Prevaleçe a Lei de Murphy:

  • Se voce achar que o vagão de bicicleta é o primeiro ele com certeza será o último e você vai ter que correr até o outro lado e vice-versa. Se estiver outros ciclistas eu pergunto se eles sabem onde vai estar o vagão de bicicleta (muitas vezes eles também não sabem). É melhor ficar no meio.
  • Se não tiver elevador de acesso as plataformas, não tem jeito: tem que tirar tudo da bike para descer escada abaixo e escada acima. Aproveite e deixe a bicicleta "pelada". Se o trem que você for pegar for dos antigos, ele vai ter três degraus bem altos e vai ser complicado você levantar a bicicleta para embarcar. Voce escolhe: entra no trem com os alforges primeiro e a bicicleta depois ou vice-versa. Me falaram que o maquinista fica olhando se todos embarcaram mas eu tinha pesadelos só de imaginar eu embarcando e minha bicicleta me acenando adeus da plataforma.

  • Vou transcrever aqui algumas das dicas da Allgemeinen Deutschen Fahrradclub (ADFC) que estão fixadas nos vagões de bicicletas.


  • Ofereça ajuda aos demais ciclistas que estão embarcando
  • Deixe viajantes sem bicicleta sairem primeiro
  • Pergunte aos demais ciclistas quem vai desembarcar primeiro para na medida do possível arrumar as bicicletas de forma a facilitar o desembarque
  • Permaneça próximo a sua bicicleta por toda a viagem
  • Seus alforges devem estar fora da bicicleta antes de embarcar (veja abaixo a foto de um trem antigo de três degraus).


Nós sempre ouvimos falar que os trens na Europa são pontualíssimos, mas essa regra são para os Intercities. É comum ocorrer atrasos com os trens regionais. Esse ai atrasou cerca de 25 minutos e perdi minha conexão.


NUNCA viage sem o ticket. A multa é de 40 euros sem exceção e a fiscalização está intensa.Não se esqueça de comprar o ticket da bicicleta à parte. Aliás as máquinas automáticas são um pouco complexas de se usar. Peça ajuda. Os alemães são prestativos e ajudam de boa vontade.


Um comentário: