Schlogen, Donau

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Passau 16.09.2014

Pegamos o trem com destino à Passau às 9h24 e chegamos lá às 11h38.
Essa cidade barroca, também conhecida como “Cidade dos Três Rios” ,porque nela o Danúbio se encontra com os rios Inn (do sul) e Ills (do Norte), fica localizada perto da fronteira com a Áustria
Em 739, um monge irlandês chamado Bonifácio e conhecido como “apóstolo germânico”, fundou uma diocese no local, que durante anos foi a maior do Sacro Império Romano que estendia-se desde a Áustria até a Hungria. Desde então inúmeros elogios exaltam a glória e a beleza da “cidade dos três rios”, a “Veneza da Baviera”, linda e magnífica, cujos bispos eram senhores. A antiga Bojodurum dos romanos, ou Batavis dos celtas, era um dos corações da Baviera e o Papa Pio II dizia que era mais difícil tornar-se cônego em Passau do que Papa em Roma. Grande parte da cidade foi destruída por incêndios em 1662 e 1680 e artistas italianos trabalharam na reconstrução de Passau e de suas fachadas, resultando numa mistura de estilos barroco, rococó e neoclássico. Viajantes e cronistas testemunham a alegre vida dos cléricos – entre música, funções litúrgicas, chocolates, bombons e galanteios - e o grande número de cervejarias. Fonte: MAGRIS, Claudio. Danúbio. Companhia das Letras, 2008. p.131-3.
Nosso hotel:

Almoçamos num Biergarten em uma esquina próxima:

Pegamos um onibus e fomos buscar nossas bikes alugadas:

Passeio no final da tarde: pausa para um delicioso sorvete e um belo anoitecer

Um típico bávaro:

Para finalizar o dia, jantamos num típico restaurante bávaro bem em frente ao nosso hotel: